segunda-feira, 1 de abril de 2013

CASAMENTO GAY - UMA NOVA PERSPECTIVA


O tema é polêmico e as opiniões são sempre muito carregadas de paixão ou preconceito. Depois de ler um artigo feito por um amigo, resolvi dar uma opinião pessoal sobre o assunto.

Muitos invocam o nome de Deus e suas escrituras para justificar uma atitude homofóbica em relação ao tema. Retratam Deus como um pai severo e punidor. Alguém que despejará sua fúria nos "infiéis" e naqueles que não se enquadram no padrão da maioria. Pergunto-me onde estaria o Deus bondoso que aceita suas ovelhinhas do jeito que são?

O homossexualismo sempre existiu, e na antiguidade chegou a ser muito comum. Roma e Grécia são exemplos pródigos. Grandes pensadores da nossa história, como Sócrates e Leonardo da Vinci, dentre outros, foram homossexuais.

Sem querer me deter em explicações científicas, culturais ou psicológicas, pois seria motivo de um livro e não de um simples artigo, qual é mesmo o grande problema em ser gay? O mais estranho é observarmos que o amor entre duas pessoas do mesmo sexo possa causar tanto ódio em outras pessoas. E um ódio que tentam justificar na maioria das vezes, nas religiões. Religiões que pregam amor e perdão infinito até com um inimigo.

O homossexualismo, assim como a heterossexualidade, não é questão de escolha. Por variados caminhos e condições, na infância, meninos e meninas já começam a definir a sexualidade que carregará por toda vida. Querer que alguém "abandone" sua homossexualidade e "encontre a felicidade" sendo heterossexual é uma violência.

Façamos um exercício mental: Caso o homossexualismo fosse a prática dominante na sociedade e o hétero fosse o discriminado... Quantos dos héteros que estão lendo esse texto trocariam seu companheiro do sexo oposto por um do mesmo sexo para serem aceitos socialmente? Se isso parece inconcebível para muitos, por que seria recomendável para o homossexual?

Não aponto verdades absolutas pois não acredito em nada absoluto. Levanto questões que poucos observam no calor do preconceito. Dito isto, sou favorável ao casamento civil entre pessoas do mesmo sexo. E sou também favorável à adoção de crianças por casais homossexuais. Pronto, mais uma polêmica...

Com relação à adoção de crianças, os maiores críticos dizem que isso pode confundir a cabecinha da criança, e ela não ter referencial masculino e feminino e acabar se tornado gay (notem que no final, o maior demérito é sempre ser gay). Ora, leitores, em um país pobre e desigual como o nosso, onde muitas crianças esperam em orfanatos imundos uma chance de adoção, é inconcebível que algumas pessoas queiram adotar e lhes seja negada a oportunidade por ser homossexual. É melhor mesmo ser criado em um orfanato? Ou nas ruas?

Dizem também que se um casal gay adotar uma criança, eles poderão abusar dela. Agora pergunto: Casais hétero nunca abusaram de filhos, adotivos ou não? A questão do abuso, ela sempre deve ser fiscalizada, mas não apenas por causa da homossexualidade.

O tema é complexo e extenso. Um texto mais alongado e embasado poderia fazer o leitor ficar sonolento. Sei que muitos continuarão com pedras na mão, mas, espero que possa ter contribuído para diminuir a homofobia em nosso rincão, e que cada um, da sua maneira, ache seu jeito de ser feliz.

Dr. Ernani Maia
(Cirurgião-Dentista)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...