sexta-feira, 14 de março de 2014

O ZUMBI DO MICHAEL JACKSON - por Diogo Rodrigues

Quem ainda não ouviu o atabalhoado pronunciamento de Juvemala, não perca a oportunidade. É melhor que um bom filme de comédia. Observarão uma figura caricata que inicia a fala com a célebre frase: ”Eu sou preto, pobre e analfabeto”, como se isso conferisse a ele algum tipo de atestado moral de honestidade. 

A pior pobreza não é a financeira, é a moral. É nessa pobreza moral que reside toda a riqueza do Juvemala. Quando participava de movimentos políticos, esse “ativista da corrupção” sempre achou um jeitinho de manter alguns privilégios em prejuízo da população mais carente. Que o diga os moradores do Canto do Ferreira. 

Juvemala anseia o prestígio e reconhecimento social. No afã de agradar, serve de menino de recados de um vereador que se beneficiava com gratificações ilegais e de um ex-técnico da saúde que pensa que o tempo sentado no banco de uma pizzaria substitui uma faculdade de Comunicação. Juvemala mente e corrompe a serviço de mentirosos e corruptos. 

No fundo, acho o Juvemala uma vítima. Não uma vítima social, mas uma vítima da própria ganância e mau-caratismo. Em uma tentativa patética de agregar respeito, ele ainda tenta se fantasiar de Ché Guevara, ícone da revolução Cubana. É hilário. 

Se Ché Guevara fosse vivo e olhasse essa figura de moral rasteira imitando sua vestimenta, certamente o enviaria para o pelotão de fuzilamento. Ou não. Talvez ele fugisse apavorado, pensando que Juvemala fosse o zumbi do Michael Jackson.

Diogo Rodrigues
poeta e acadêmico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...