segunda-feira, 22 de julho de 2013

SAPOS E ESCORPIÕES DA POLÍTICA


Vou me utilizar da fábula do sapo e o escorpião para comentar os últimos acontecimentos na política local... Certa vez, após uma enchente, um escorpião querendo passar à outra margem do rio aproximou-se de um sapo na beira da água. O escorpião fez um pedido: “Sapinho, você poderia me carregar até a outra margem desse rio?”. 

O sapo respondeu: ”Só se eu fosse doido! Você vai me picar, eu vou ficar paralisado e vou afundar”

O escorpião insistiu: “Isso é ridículo! Se eu o picasse, ambos afundaríamos”

Confiando na lógica do peçonhento escorpião, o sapo concordou em levá-lo nas costas. Enquanto nadava para atravessar o rio, o escorpião cravou seu ferrão no sapo.

Atingido pelo veneno e já começando a afundar, o sapo pergunta ao escorpião: “Por quê? Por quê?” 

O escorpião responde: “Não sei... Sabe, não sei mesmo. Talvez porque eu seja um escorpião e essa é minha natureza”

A política Chapadinhense está repleta de escorpiões. O médico Bipolar que há muito sonha em seguir a carreira política como seu pai, investiu somas extraordinárias na eleição de um pequeno grupo de políticos. Logrou êxito na eleição do Bonequinho da Câmara e viu sua política para Deputado Estadual facilitada.

Quando tudo parecia um mar de rosas, vem a ferroada. Bonequinho se lança pré-candidato a Deputado roubando o sonho de quem o ajudara a se eleger. Esqueceu que sua votação, mesmo mínima, foi fruto da dedicação política e financeira do médico e do patriarca da família.

Bonequinho e Bipolar são parecidos. Ambos são figuras carrancudas, pouco simpáticas e de votação inexpressiva. Qualquer um deles como candidato a Deputado surtiria o mesmo efeito, a derrota. Mas, se a situação fosse inversa, não acredito que Bipolar tentasse passar a rasteira em quem o ajudou.

A natureza dessas atitudes que assombram os que acompanham os rumos da cidade não são políticas. São pessoais. São inatas.  Dizem que as pessoas dão aquilo que tem. Floristas ofertam flores. Ricos ofertam dinheiro. Um escorpião só pode ofertar seu veneno. Nesse momento, sou solidário ao sapo...

Dr. Ernani Maia
(Cirurgião-Dentista)


Um comentário:

  1. Já li algo parecido, e concordo sempre voce deveria escrever para algum jornal por ser um excelente critico.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...