quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

QUEM VOTOU EM BELEZINHA?


"o bom jogador é aquele que usa o blefe, mas nunca se esquece de levar em consideração os riscos trazidos por ele" Airton Junior 



Depois de concluídas as eleições municipais, a família Fortes Meneses tratou de fazer seus primeiros pronunciamentos dizendo que Isaías deu à Belezinha 16.000 votos e o restante foi voto de protesto contra Magno Bacelar. Muitos perguntaram: - Quem votou em Belezinha? 

Com mais de 21.000 votos em cima da mesa, a família Fortes Meneses, com poucas cartas na mão, mas experientes no poker político, blefou... Olhando para as futuras eleições e seus jogadores, ela espera para ver quem pagará pelo blefe. Afinal, este é o negócio da família. 

Depois do deselegante depoimento, tentei recordar o dia da votação e acho que esqueci alguma coisa... Logo após a confirmação em Belezinha, não recordo da urna eletrônica  questionar se votava por protesto, a pedido de Isaías ou na candidata da foto. Será que o presidente da mesa não deixou que eu concluísse meu voto? 

Aos seguidores da família, peço calma... Não estou com isso querendo negar a influência eleitoral de Isaías em Chapadinha, mas apenas pô-la em uma perspectiva realista. Senão vejamos... 

  • Isaías agregou voto à Belezinha sim, mas ao mesmo tempo, também a fez perder muitos votos dos que ainda lembravam sua desastrosa administração. 
  • Isaías conseguiria o apoio maciço da classe empresarial Chapadinhense? Muitos empresários ainda tem arrepios à simples menção do seu nome. 
  • Isaías teria conseguido se aliar ao sindicato dos professores? Professores que tiveram que apertar o cinto para sobreviver sem 9 meses de salários? 
  • Teria o Isaías condições de trazer o PT para sua coligação? Tirando um ou outro fisiologista que ainda faz parte do partido, acredito que a grande maioria resistiria a tal aliança. 
  • Isaías conseguiria convencer os profissionais liberais que os antigos desmandos não se repetiriam? Com a palavra, os psicólogos... 
  • Teria condições de fazer o Sindicato dos Agentes de Saúde abandonar Magno para segui-lo? 
  • Conseguiria o apoio da grande maioria das lideranças religiosas da cidade? Parece que lideranças religiosas e a família Fortes Meneses são como água e óleo. 

Como justificar a votação do filho dileto, Marcelo Meneses, que teve apenas 1.190 votos? Míseros 38 votos no interior? Nem mesmo o fato de ter sido o mais votado no pleito (o mais votado em Chapadinha ainda é o ex-vereador Peroba) tira o sorriso amarelo da família com o pequeno número que as urnas revelaram para quem alega ter dado 16.000 à prefeita... Se com 1.190 votos ele atropelou os vereadores da base aliada na eleição da Câmara, o que faria se tivesse 4.000 votos, como esperavam? Um plano para o domínio do mundo, talvez... 

Lembremos de que atuando como cabos eleitorais de Marcelo Meneses, estavam: Isaias (pai); Raimunda Maria (mãe e candidata à vice-prefeita); Isamara (irmã e coordenadora do comitê central) e Higor (amigo e coordenador do comitê jovem). Toda uma estrutura montada pela família Fortes Meneses para beneficiar Marcelo e mandar a conta para Belezinha. 

Por falar em conta...Vamos refazer os números? 

Eu votei em Belezinha. E você?

Dr. Ernani Maia
(Cirurgião-Dentista)

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...