Canalhas, Calhordas ou Cretinos? Não sei! Talvez os leitores me ajudem a decidir ao final desse texto. Pesquisei no “pai dos burros” e achei diferenças sutis entre os adjetivos.
Canalha: Pessoa sem moral, desonesta; patife, infame.
Calhorda: Desprezível, sem caráter, pulha, que causa nojo e repulsa. “Um sujeito que não se importa com as outras pessoas, ilude e engana”
Cretino: Que ou aquele que, por deficiência mental ou orgânica, padece de incapacidade mental ou moral
Muito já se falou sobre o carnaval. Este não será o ponto principal desse texto, mas apenas o tomarei como exemplo. Vejamos a comparação do carnaval nos anos de 2012 e 2013.
Carnaval 2012:
Custo da festa: R$ 1.6 milhão.
Situação dos hospitais: Precária. Falta de médicos, medicamentos, equipamentos, remédios e um carro funerário fazendo as vezes de ambulância.
Situação das ruas: muitos buracos, que viravam piscina para o mosquito da dengue festejar.
Discurso da turma governista: Devemos privar o povo da sua maior festa enquanto não se solucione os problemas? O carnaval atrai turistas e movimenta o comércio da cidade. A situação dos hospitais é precária em todo o mundo, vejam o exemplo da Etiópia. Os buracos nas ruas são menores que na gestão Isaías.
Carnaval 2103:
Custo da festa: R$ 600.000 (aproximadamente 1/3 da gestão anterior)
Situação dos hospitais: Boa. Presença de médicos, materiais, instrumentais, medicamentos e ambulância em funcionamento.
Situação das ruas: buracos sendo tapados e ruas limpas
Discurso da mesma turma, agora oposicionista: Um gasto desnecessário que poderia ser aplicado em outras áreas. O hospital virou refeitório (RAPA). Os buracos estão sendo tapados com cimento, pasmem!
As mesmas pessoas que fizeram discursos justificando a situação caótica anterior são as mesmas que tecem críticas ácidas nesse início de mandato. Agora vejamos: Em menos de 40 dias de governo, temos uma situação bem melhor comparada ao ano passado, em que vinham governando há 12 longos anos.
Essas pessoas fizeram uma mudança radical no discurso em benefício da população ou em benefício próprio? Como conseguem utilizar-se de rádio, blogs e plenário para cobrar austeridade? São canalhas, calhordas ou cretinos?
Bom carnaval a todos. Aos canalhas, calhordas ou cretinos também.
Dr. Ernani Maia
(Cirurgião-Dentista)
Sorria!
ResponderExcluirMeu bloco vem bem, descendo a cidade
Vai haver Carnaval de verdade
O samba não se acabou
Sorria!
Que o samba mata a tristeza da gente
Quero ver o meu povo contente
Do jeito que o rei mandou
Bate lata, bate surdo
Agogô e tamborim
Bate fundo no meu peito
Um amor que não tem fim
E pra não cair da escada
Bate o prego, meu senhor
Bate o pé, mas bate tudo
Do jeito que o rei mandou.