sexta-feira, 21 de junho de 2013

A PENA, O CAMELO E 20 CENTAVOS

Uma lenda do deserto conta a história de um homem que ia mudar-se de oásis e começou a carregar seu camelo. Colocou os tapetes, os utensílios de cozinha, os baús de roupas... O camelo aguentava tudo. 

Quando ia saindo lembrou-se de uma linda pena azul que seu pai lhe tinha dado de presente. Resolveu pegá-la, e colocou-a em cima da carga do camelo. Neste momento, o animal arriou com o peso. 

- Meu camelo não aguentou o peso de uma pena - exclamou o homem irritado... 

Pois bem, é mais ou menos isso o que acontece atualmente com o brasileiro. As manifestações não são apenas por 20 centavos. Esses centavos foram a “pena” que fez com que a situação ficasse intolerável. Que fez o camelo arriar. É semelhante àquele caso do sujeito que tolerou todas as injúrias e abusos possível e revoltou-se com uma pequena contrariedade. No popular: "engoliu um elefante e engasgou-se com um mosquito".

O povo assistiu passivo atos execráveis de corrupção. Assistiu políticos condenados assumirem cargos públicos. Pagou taxas abusivas de impostos e assistiu seu sistema de saúde e educação ser sucateado. Temeu ao sair nas ruas por falta de segurança. Viu políticos tornarem-se milionários do dia para a noite. E enquanto tudo isso acontecia, aumentaram em 20 centavos a tarifa de um dos piores serviços prestados à população.

Foi a gota d’água. Já Chega!!! Esse gatilho desencadeou protestos em todo o país. Protestos que não se restringem a meros centavos, mas que refletem uma insatisfação geral com a classe governante. Uma sensação de que se é violado com a maneira com que o povo é tratado. Uma sensação de que mudar é preciso.

Milhões de cidadãos protestam no maior movimento cívico já visto na história desse país. E onde existe multidão, existe partido político querendo capitalizar. Aconteceu em São Paulo, onde o PT (partido com maior desgaste) tentou se apropriar da manifestação para diminuir a corrosão política e foi rechaçado pela multidão. 

As tentativas de tirar o crédito do movimento são as mesmas que aconteceram com os “caras-pintadas”. Só que desta vez, quem apoiava os manifestantes agora é governo, e estes repetem a mesma ladainha que criticavam nos governos anteriores. "O movimento é político". "Eles não sabem o que querem". 

Esse movimento tomou volume e não é mais fundado em pequenas reivindicações. É fundado em um sentimento. E um sentimento é sempre mais importante que as palavras usadas para expressá-lo. É por esse sentimento de incômodo e insatisfação que se luta. Um sentimento de que tem muita coisa errada. Um sentimento de indignação.

Há uma tentativa de sufocamento das manifestações por parte do governo federal no intuito de evitar um desgaste maior. O povo não luta por centavos. Luta por Saúde, Educação, Segurança Pública, Moralidade Política. Luta contra a corrupção instalada. Luta contra a impunidade. Esse movimento não começou por 20 centavos e não deve parar por 20 centavos.

Dr. Ernani Maia
(Cirurgião-Dentista)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...