quinta-feira, 25 de abril de 2013

CONVERSA PRA BOI DORMIR

Cenário: Chapadinha, depois das eleições municipais. Casa do coronel. Uma agradável conversa estava em andamento entre o coronel bipolar, um deputado de Pernambuco, o Bonequinho da Câmara, um advogado agraciado com licitações e mais dois indivíduos de terceira via. 


O coronel, feliz e radiante (a medicação surpreendentemente havia funcionado naquele dia) fazia planos para o futuro da Chapada. 

- Magno morreu politicamente. A oposição está acéfala. É necessária a formação de um novo grupo. Nós vamos ocupar esse espaço e no futuro...

Subitamente, o deputado arretado interrompe. 

- Rapaz, tu ainda tem coragem de falar em política depois do vexame de 2008? Vai cortar bucho de gente, que é disso que tu entende. 

O coronel olhou ao redor, sentiu o desconforto na sala. O Bonequinho da Câmara pensou em se esconder debaixo da mesa e fingir que não havia escutado nada. O coronel, com um misto de vergonha e constrangimento, retomou a palavra. 

- Respeite ao menos a presença dos meus partidários nessa reunião. 

Olhando para o coronel, o deputado bateu na mesa e em tom despachado, falou: 

- Respeitar por quê? Eu tenho mandato, sou dez vezes mais rico que você e ainda namoro sem o comprimido azul... 

O silêncio gritou dentro da sala 

Moral da história: Nunca convide um deputado experiente, rico e viril para ouvir conversa pra boi dormir na presença dos seus amigos.

Dr. Ernani Maia
(Cirurgião-Dentista)

terça-feira, 23 de abril de 2013

O BONEQUINHO DA CÂMARA

A terceira via tem o representante que melhor consegue simbolizar o grupo: pouco expressivo, pouco simpático e com pouco voto. É o insosso Bonequinho da Câmara. As amarras dessa marionete da oposição foram fixadas quando precisou aceitar todo tipo de aliança espúria para conseguir chegar, a duras penas, ao cargo de vereador municipal. Prometeu revolução na Câmara, mas está sendo tão ineficiente quanto um supositório de glicerina na cura contra o câncer de próstata. 

Mas uma coisa não se pode negar: o Bonequinho da Câmara sabe retribuir favores. Aprendeu quando assessorava um deputado da região do Baixo Parnaíba. A prova disso, é que depois de ter sido eleito presidente da casa, seus aliados de terceira via foram os vencedores das licitações. Coincidência? 

Vejamos: Bonequinho e sua trupe já provaram que tem uma fixação narcísica pelo microfone, este símbolo fálico que encanta e acentua os desejos orais de quem o empunha. Por qualquer motivo, esses ex-aliados de Dandan e Nota Zero correm para rádio alugada para criticar o governo, especialmente no que se refere à transparência. 

Engraçado. Durante a licitação na Câmara, não se soube notícia nos meios de comunicação local desse importante acontecimento. Pelo contrário, divulgaram no Jornal Pequeno, em São Luís. Por que não usaram, além do jornal, a rádio e os blogs aliados, que tanto utilizam para cobrar transparência? Garanto que não precisavam nem pagar a mais do que já pagam para os blogueiros amestrados. O processo foi tão misterioso que muitos dos vereadores da casa não souberam das licitações. 

Resultado: houve licitação sem concorrência. A Câmara paga hoje R$75 mil reais por ano para um escritório de advocacia que tem como sócio um advogado apoiador da campanha oposicionista. Ou seja, enquanto a Câmara reclama do repasse do município, se dá ao luxo de pagar mais de 6 mil mensais para alguém que apoiou o presidente da casa. Que belo presente! Será que os advogados da cidade não gostariam de concorrer nessa licitação? 

Depois que dois vereadores solicitaram os documentos sobre as licitações e lista de funcionários com seus vencimentos, o Bonequino, em tom jocoso, disse para os solicitantes fazerem um exercício e estimar o salário dos funcionários. Não! Quem deve fazer um exercício é o presidente da casa. Um exercício de transparência, de responsabilidade, de honestidade e de leitura. Afinal, para chegar ao cargo de vereador, é necessário saber interpretar um simples texto, e, no caso, um requerimento que explicitamente requisitava a lista dos funcionários com seus vencimentos e outros tópicos que convenientemente foram esquecidos pela presidência da casa. 

No fundo, os fios que comandam este Bonequinho são os mesmos que ajudaram Dandan e Nota Zero a permanecerem no poder por 12 anos. Apesar da nova roupagem, os métodos ainda são os mesmos. Por debaixo da capa de transparência que enfeita esse fantoche, persiste a mesma troca de favores e a promiscuidade política típica dos oportunistas que o cercam. 

Dr. Ernani Maia 
(Cirurgião-Dentista)

domingo, 21 de abril de 2013

O BLOGUEIRO E O MONSTRO


Em 1886, o escritor Robert Stevenson escreveu sua obra prima, "The Strange Case of Dr. Jekyll and Mr. Hyde", que foi traduzido para o português e intitulado “O Médico e o Monstro”. 

A história se passa em Londres, onde o Dr. Jekyll (médico) experimenta uma fórmula que dissocia o lado bom do lado mau de cada indivíduo, transformando o médico recatado, elegante e de comportamento refinado em Edwar Hyde (monstro), um criminoso incontrolável de feições disformes. 

Com a dissociação entre Jekyll e Hyde, fica fácil percebermos as facetas do indivíduo e nos livra dos enganos de julgamento. Mais perigoso e monstruoso seria a personalidade de Hyde (monstro) na fisionomia do Dr. Jekyll (médico). Temos alguns exemplos no nosso rincão. Um deles, na forma do blogueiro oposicionista, Adiposo Blogueiro. 
 
Fisionomicamente, ele desperta simpatia aos olhos menos treinados: rechonchudo e de aparência frágil, ele suscita cuidados especiais. Sua voz é plácida e afeminada, lembrando os castarti – jovens rapazes que tinham seus testículos removidos para garantir que suas vozes não iriam engrossar, e assim cantar em óperas nos séculos XVII e XVIII. 

Em seus textos, ele tenta parecer uma pessoa comedida e razoável, para que possa ter algum tipo de credibilidade pública. Sempre que é desmascarado, veste a túnica branca da eterna vítima e reclama da perseguição dos impiedosos opositores, que teimam em chamar pilantras de pilantras... 

Esquecendo a fisionomia que desperta compaixão e as palavras distorcidas que clamam por credibilidade, vamos analisar seus atos: Sempre que foi conveniente, Adiposo Blogueiro mudou de lado em benefício próprio para não perder as benesses do poder. Defendia uma situação caótica no serviço de saúde de Chapadinha no governo Magnubia, onde faltavam médicos, onde não existia medicamento para os pacientes e doentes graves eram transportados em carro funerário para São Luís. Tudo isso sob pretexto de que faltava dinheiro para prestar um bom atendimento. 

Pergunto: se faltavam recursos para o atendimento de doentes no hospital, como justificar o recebimento de salário como técnico da saúde? Perceberam que ele se aproveitava de uma situação completamente infeliz para os moradores da cidade e vendia um serviço que consistia em mascarar a ineficiência administrativa dos patrões? Como pagamento, recebia um dinheiro que ele mesmo alegava que faltava na saúde... 
 
Suas atitudes são as de um crápula. Enquanto pessoas sofriam sem atendimento, ele era pago com recursos que, utilizados de maneira responsável, dariam para tratar vários doentes. Atualmente, longe da esfera do poder maior, ele ainda conseguiu alugar sua pena para o coronel bipolar e seus soldadinhos de terceira categoria, que, mesmo sem expressão, sonham com os votos órfãos do Nota Zero. 
 
O objetivo é sempre o retorno ao poder, disfarçando cautelosamente como benefício à população. É escrever textos com elogios melosos ao novo patrão e receber uma polpuda gratificação. Não importa o cargo (técnico da saúde ou assistente imediato do carimbador adjunto), já que não possui qualificação para nenhum.  
 
Debaixo dessa aparência frágil e indefesa, existe um monstro de egoísmo, que sobrevive às custas das mazelas da população e da mesada de um provedor que tem que se submeter, mesmo com idade avançada, a uma exaustiva rotina de trabalho para dar sombra e água fresca a quem nunca quis estudar ou trabalhar dignamente.

Então, caros leitores, mesmo que pareça comovente a figura desse querubim de churrascaria rodízio, mesmo que pareça melodiosa sua voz de atendente de telessexo, suas ações falam mais  que suas palavras de aluguel.


Dr. Ernani Maia 
(Cirurgião-Dentista)

quinta-feira, 18 de abril de 2013

O VEREADOR ESNOBE


Incrível observar comentários preconceituosos e exclusivistas na internet, ainda mais quando partem de quem deveria ter o mínimo de bom senso, já que representa uma população heterogênea. No depoimento abaixo, o esnobe Eduardo Braga, vereador de Chapadinha, deprecia o cantor Chorão levando em conta apenas seu "imaculado" gosto musical.


Talvez ele queira servir de exemplo à cidade e dizer quais cantores deveriam ser ou não apreciados pelo grande público. Só espero que ele também não queira servir de exemplo à população no caso das gratificações ilegais que recebia quando ocupava a pasta de secretário de Danúbia (veja aqui). Afinal, é infinitamente melhor gostar do cantor Chorão que chorar por uma gratificação ilegal.

Dr. Ernani Maia
(Cirurgião-Dentista)


segunda-feira, 15 de abril de 2013

APESAR DE VOCÊ...

É muito bom quando alguém carismático vai à rádio com um discurso conciso, responsável, recheado de credibilidade e ética. É isso que os ouvintes precisam, mas, novamente, não foi isso que obtiveram durante a entrevista do médico Levi Pontes, dia 12, na rádio Mentirante. 

Levi Pontes foi secretário de saúde de Magno Bacelar. Exonerado por suspeita de desvio de recursos públicos, responde a processo pelo Ministério Público Federal que requer sua condenação e a devolução de R$ 1.232.437,95 ao erário, juntamente com o ex-prefeito Magno Bacelar e Magnólia Caldas Veras. (veja aqui)


Mesmo com esse histórico, o médico veste-se com o manto do esquecimento para cobrar ética e honestidade dos atuais gestores colocando sua passagem na secretaria como a grande referência a ser seguida. 

Depois de insultos trocados e de ter sido vergonhosamente achincalhado pelo ex-prefeito Magno Bacelar, Levi ainda refez as alianças de uma agonizante terceira via com seu detrator para continuar com alguma sobrevida política. Após cuspir no prato que comeu, o médico comeu no prato que cuspiu. Eca !

Trabalhando com toda a estrutura do governo e com recursos quase ilimitados, a fundida terceira via, unida em torno de seu Bonequinho ainda conseguiu pouco mais de 600 votos na cidade. Um resultado pífio e vergonhoso, que tentam multiplicar com discursos vazios. 

Hoje, com o abandono de Magno no cenário político, Levi sonha com os 16 mil votos órfãos do deputado. Amealhou meia dúzia de indivíduos levianos e desacreditados para manter acesa a chama eleitoral que ora se apaga com Antônio Pontes de Aguiar, o único representante político valoroso da família. 

Levi antecipou o apoio à candidatura de Flávio Dino ao governo do Estado. Flávio Dino, que lidera as pesquisas de intenção de voto, é o nome que carrega a esperança de derrotar o clã Sarney, portanto, desperta a simpatia natural das pessoas que lutam para a libertação do Maranhão. 

Acredito que Flávio Dino tenha êxito na sua empreitada, assim como também teve o Dr. Jackson Lago. Isso, não por causa de Levi, mas apesar dele. Levi apenas tenta, nas esferas mais altas, mostrar um prestígio político que não possui. Está atirando com a pólvora alheia.

Sem hospital, sem prestígio e sem discurso. Com aliados de caráter duvidoso, com muitos processos e com poucos votos, esse dinossauro político teima em reconhecer a extinção e ainda blefa no cenário estadual. Se for mesmo para ajudar Flávio Dino, a melhor estratégia dessa trupe seria declarar apoio à família Sarney. 

Dr. Ernani Maia 
(Cirurgião-Dentista)

sexta-feira, 12 de abril de 2013

VEREADOR FALIDO CULPA PREFEITA

Comédia se faz melhor a dois. Rodolfo e ET, Vesgo e Sílvio, Mickey e Pateta. Na Câmara de Chapadinha existem dois vereadores que já acumulam trapalhadas dignas de um roteiro de comédia tosca. São os Eduardos: Braga e Sá.

Durante a sessão de ontem, 11, Eduardo Braga repetindo a ladainha da oposição, declarou que a prefeita Belezinha havia provocado uma “quebradeira” no comércio local e deu como exemplo, ninguém menos que o companheiro de patetices, Eduardo Sá.

Eduardo Sá se disse vítima da administração municipal e, dramaticamente, afirmou que eu tinha tripudiado em cima da falência da sua filial da Ortobom (veja aqui). Ora, a placa ostentada na frente da empresa apenas falava que ela estaria preparando uma grande promoção. Que feio, vereador, mentindo para os consumidores... Eu até queria trocar o meu colchão...

Vejamos se existe fundamento na denúncia: Vamos recordar a matéria do blog Café Pequeno (veja aqui), onde um pastor relata uma agressão verbal por falta de pagamento dos aluguéis do ponto comercial da empresa do vereador desde o mês de setembro/2012. Quer dizer: Já no ano passado, a empresa passava por dificuldades e nem conseguia pagar os aluguéis. No ano em questão, a prefeita era Danúbia Carneiro, mas o vereador não atribuiu a culpa da falência da empresa à gestão passada...

E nem poderia. Afinal, ainda no término do mandato, Danúbia foi muito generosa com o vereador Eduardo Sá, pois graciosamente nomeou sua esposa, Ilza Sá como Secretária do Meio Ambiente. Mesmo com a ajuda do salário de secretário engrossando os recebimentos do casal, a bancarrota foi inevitável.

É sempre mais fácil apontar para terceiros e acusá-los de uma culpa que é exclusivamente sua. Assim fez o vereador. Fica então evidente que o motivo da “quebra” da sua empresa, que ele extrapolou como sendo de todo o comércio local, foi pela própria incompetência administrativa .

Se a saúde financeira das empresas do vereador Eduardo Sá dependerem exclusivamente das benesses do município, em breve, além de não ter um colchão para chorar, o vereador poderá não ter gás para as próximas eleições.
Dr. Ernani Maia
(Cirurgião-Dentista)

quarta-feira, 3 de abril de 2013

SORRIR É O MELHOR REMÉDIO




OLARIA DO HOMEM ARANHA




Bom mesmo era o governo da Danúbia, onde um blogueiro poderia exercer o cargo de Técnico da Saúde sem saber nada da função e sem precisar fazer prova de português. Mas, existe uma vaga disponível para trabalhar na olaria do homem aranha fazendo telha.

GUARDA MUNICIPAL PATROCINA CASAMENTO SEM SABER

Qual funcionário da guarda municipal comprou dez caixas de cerveja em um bar da cidade no nome da instituição alegando que eram para a confraternização da mesma, quando na verdade eram para o próprio casamento? A artimanha foi descoberta depois que o proprietário do bar foi cobrar a conta.

GRATIFICAÇÃO ILEGAL – PROJETO DE VIDA



DE TUBARÃO A SUSHI

Depois de apoiar os maiores tubarões da cidade e faltar uma sessão da Câmara para comer sushi na Lagoa, estranhamente, um vereador sagaz foi o único que encontrou peixe estragado entre os 30.000 Kg distribuídos à população de Chapadinha. É muito azar para esse amante dos frutos do mar. Ele comia melhor no governo da Dandan.

RÁDIO MENTIRANTE - SEM DINHEIRO E SEM ASSUNTO



A SECRETARIA E O CHORORÔ

A oposição chiou pela demora na nomeação do Secretário do Meio Ambiente. A escolha não foi fácil. Quem estaria à altura para substituir a esposa do vereador sagaz na pasta? Até reciclagem de colchão foi feita na sua brilhante passagem pela secretaria. Não sobrou nem travesseiro para chorar as mágoas.

Dr. Ernani Maia
(Cirurgião-Dentista)

segunda-feira, 1 de abril de 2013

CASAMENTO GAY - UMA NOVA PERSPECTIVA


O tema é polêmico e as opiniões são sempre muito carregadas de paixão ou preconceito. Depois de ler um artigo feito por um amigo, resolvi dar uma opinião pessoal sobre o assunto.

Muitos invocam o nome de Deus e suas escrituras para justificar uma atitude homofóbica em relação ao tema. Retratam Deus como um pai severo e punidor. Alguém que despejará sua fúria nos "infiéis" e naqueles que não se enquadram no padrão da maioria. Pergunto-me onde estaria o Deus bondoso que aceita suas ovelhinhas do jeito que são?

O homossexualismo sempre existiu, e na antiguidade chegou a ser muito comum. Roma e Grécia são exemplos pródigos. Grandes pensadores da nossa história, como Sócrates e Leonardo da Vinci, dentre outros, foram homossexuais.

Sem querer me deter em explicações científicas, culturais ou psicológicas, pois seria motivo de um livro e não de um simples artigo, qual é mesmo o grande problema em ser gay? O mais estranho é observarmos que o amor entre duas pessoas do mesmo sexo possa causar tanto ódio em outras pessoas. E um ódio que tentam justificar na maioria das vezes, nas religiões. Religiões que pregam amor e perdão infinito até com um inimigo.

O homossexualismo, assim como a heterossexualidade, não é questão de escolha. Por variados caminhos e condições, na infância, meninos e meninas já começam a definir a sexualidade que carregará por toda vida. Querer que alguém "abandone" sua homossexualidade e "encontre a felicidade" sendo heterossexual é uma violência.

Façamos um exercício mental: Caso o homossexualismo fosse a prática dominante na sociedade e o hétero fosse o discriminado... Quantos dos héteros que estão lendo esse texto trocariam seu companheiro do sexo oposto por um do mesmo sexo para serem aceitos socialmente? Se isso parece inconcebível para muitos, por que seria recomendável para o homossexual?

Não aponto verdades absolutas pois não acredito em nada absoluto. Levanto questões que poucos observam no calor do preconceito. Dito isto, sou favorável ao casamento civil entre pessoas do mesmo sexo. E sou também favorável à adoção de crianças por casais homossexuais. Pronto, mais uma polêmica...

Com relação à adoção de crianças, os maiores críticos dizem que isso pode confundir a cabecinha da criança, e ela não ter referencial masculino e feminino e acabar se tornado gay (notem que no final, o maior demérito é sempre ser gay). Ora, leitores, em um país pobre e desigual como o nosso, onde muitas crianças esperam em orfanatos imundos uma chance de adoção, é inconcebível que algumas pessoas queiram adotar e lhes seja negada a oportunidade por ser homossexual. É melhor mesmo ser criado em um orfanato? Ou nas ruas?

Dizem também que se um casal gay adotar uma criança, eles poderão abusar dela. Agora pergunto: Casais hétero nunca abusaram de filhos, adotivos ou não? A questão do abuso, ela sempre deve ser fiscalizada, mas não apenas por causa da homossexualidade.

O tema é complexo e extenso. Um texto mais alongado e embasado poderia fazer o leitor ficar sonolento. Sei que muitos continuarão com pedras na mão, mas, espero que possa ter contribuído para diminuir a homofobia em nosso rincão, e que cada um, da sua maneira, ache seu jeito de ser feliz.

Dr. Ernani Maia
(Cirurgião-Dentista)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...